18/05/2012 às 16:10 - Atualizado em 18/02/2016 às 21:31

Novas bases do Samu são inauguradas em Currais e Cristino Castro.

 

 Já foram 34 bases descentralizadas do Samu inauguradas.

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), tem investido recursos e esforços para a descentralização da saúde pelo interior do Estado. Neste fim de semana mais duas cidades do sul do Piauí ganharam bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

As cidades de Currais e Cristino Castro se adequaram aos requisitos determinados pelo Ministério da Saúde e em parceria com a Sesapi, adquiriram uma unidade de Suporte Básico, equipe com 8 profissionais entre enfermeiros e motoristas e sede equipada com aparelhos de comunicação e estrutura para os profissionais do Serviço de Urgência e Emergência.

Desde o início da gestão atual - janeiro de 2011 - até os últimos dias, já foram 34 bases descentralizadas do Samu inauguradas e, hoje, funcionam normalmente, com uma estrutura física e de pessoal, capacitada para o pronto atendimento, 24 horas por dia, garantindo os primeiros passos, no que diz respeito à Rede de Urgência e Emergência.

 

Anísio de Abreu, Bertolínia, Bom Jesus, Cristino Castro, Canto do Buriti, Caracol, Corrente, Curimatá, Elizeu Martins, Esperantina, Elesbão Veloso, Floriano, Gilbués, Guadalupe, Itaueira, Júlio Borges,  Oeiras, Parnaguá e Uruçuí são alguns dos municípios do sul piauiense que já dispõem do pronto atendimento garantido pelo Samu.

 

Currais e Cristino Castro, em especial, inauguraram suas bases no último sábado, 12. Em Currais, a solenidade de inauguração contou com a presença do governador Wilson Martins, da coordenadora estadual do Samu, Christianne Rocha, do superintendente de Assistência a Saúde da Sesapi, Ernani Maia, do prefeito da cidade, Joaquim Aristeu, além de autoridades estaduais e federais.

 

Foram investidos 156 mil reais na base de Currais, a prefeitura entra com uma contra-partida de 60 mil reais por mês. Os investimentos envolvem setores como mobiliário, viatura, traslado e seguro de viagem, climatização dos ambientes, e capacitação dos profissionais ( enfermeiros, técnicos em enfermagem, motoristas, telefonistas e rádio-operadores).

 

Desde abril do ano apassado a abril de 2012 a Rede estadual do Samu realizou 20 mil atendimentos. Foi o que destacou Cristianne Rocha. “É um serviço que revoluciona  o atendimento no interior do Brasil. Aqui no Piauí, 85% dos casos que atendemos são de urgências clínicas, ou seja problemas de coração, gestantes em trabalho de parto, e outros. Isso só está sendo possível com a iniciativa dos prefeitos e pela capacitação que o governo estadual vem dando a centenas de profissionais”, destaca.

 

Os mesmos valores também são referentes ao município de Cristino Castro, que em uma breve solenidade também teve sua base inaugurada, mas que já vinha funcionando desde março deste ano.

 

"Queremos levar a cada canto do Piauí os serviços básicos de Saúde, isso foi uma determinação da ex-secretária e os prefeitos do Piauí souberam trabalhar essa determinação junto conosco em prol da população. Portanto estão de parabéns Zacarias Dias e Joaquim Aristeu, prefeitos exemplares aqui do sul do Piauí”, elogiou Wilson Martins.

 

Fonte: Adriano Magno

 

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Teresina

  • Endereço:
    Rua Clodoaldo Freitas, 1131 - Centro
  • CEP: 64000-360
  • Processo: CERSC 042
  • Telefone(s):(86) 3222-7480
    Fax:(86) 3222-7480 ext: 32236469
  • Email contato: sincofarmapi@gmail.com
  • Presidente:
    DELANO LENO SILVA MIRANDA DE SOUSA