06/03/2012 às 17:03 - Atualizado em 18/02/2016 às 21:31

Automedicação é um perigo e pode causar fortes efeitos colaterais

automedicação pode trazer riscos a população

Se automedicar é um risco para todas as pessoas, independente da idade. A maioria das pessoas quando estão com crises de espirro ou mesmo tosse vai direto à farmácia em busca de um alívio imediato e logo são apresentados alguns xaropes.

Esses medicamentos possuem composições variadas, podendo conter solução hipertônica de açúcar ou ainda substâncias que agem no sistema nervoso, inibindo o reflexo da tosse. Há ainda xaropes que possuem em suas fórmulas corticoides e broncodilatadores e a maioria deles contém aromatizantes e corantes. 

A automedicação de xaropes sem o conhecimento da causa da tosse pode trazer efeitos colaterais de grande impacto, portanto não devem ser ingeridos sem orientação médica. Os medicamentos podem causar ao paciente diminuição no fluxo respiratório, sérias reações alérgicas ou mesmo problemas cardíacos.

Portanto, evite tomar qualquer tipo de remédio sem a orientação médica. Caso tenha tosse persistente, procure um especialista e siga as orientações recomendadas, pois só um estudo individualizado poderá revelar a causa, possibilitando um diagnóstico precoce e tratamento correto.

Fonte: farmacologiahoje.com.br

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Teresina

  • Endereço:
    Rua Clodoaldo Freitas, 1131 - Centro
  • CEP: 64000-360
  • Processo: CERSC 042
  • Telefone(s):(86) 3222-7480
    Fax:(86) 3222-7480 ext: 32236469
  • Email contato: sincofarmapi@gmail.com
  • Presidente:
    DELANO LENO SILVA MIRANDA DE SOUSA